O Brasil encarou na manhã desta sexta-feira seu primeiro desafio na edição 2015 do Grand Prix, com uma ótima vitória sobre a seleção japonesa.
Como foram os jogos na fase de preparação, Brasil e Japão se enfrentaram numa partida equilibrada com as equipes alternando bons e maus momentos.
No primeiro set, com um bom saque e contando com a desconcentração brasileira na recepção, o Japão abriu vantagem após o segundo tempo técnico e não deu chances para a recuperação brasileira, fechando o set em 25x21.
O Brasil voltou melhor no segundo set e contando com a força de Gabi no ataque e a entrada de Carol ( 13 pontos e 5 bloqueios) no lugar de Barbara, a equipe liderou o placar só deixando o Japão passar a frente em 18x19, se recuperando rapidamente e vencendo em 25x21.
Embaladas pela vitória no set anterior, as brasileiras voltaram com tudo para o terceiro, Fe Garay Joycinha e Gabi ditaram o tom no ataque enquanto Carol e Juciely fechavam a porta para as japonesas que não encontravam forças para superar o conjunto brasileiro e viram o Brasil fechar o set em 25x17.
O Japão voltou para o quarto set querendo levar o jogo para o tie-break e chegou ao segundo tempo técnico liderando em 16 x14. O Brasil voltou melhor após a parada e logo assumiu a liderança abrindo 23x17. As japonesas que pareciam já ter assimilado a derrota viram o Brasil perder a concentração e com seis pontos seguidos empatram a partida em 23x23. As brasileiras acordaram com um ataque de Carol e fecharam o jogo em 26x24 com um belo bloqueio de Gabi.
Pelo Brasil cinco jogadoras pontuaram acima dos 13 pontos o que demonstra que a equipe, mesmo com desfalque de jogadoras importantes, conseguiu manter sua maior força, o jogo coletivo. Os destaques entre as brasileiras foram Fe Garay e Gabi com 16 pontos, seguidas de Juciely (14) e Carol e Joycinha (13).
Já do lado japonês Nagaoka e Shimamura anotaram 15 e 14 pontos respectivamente.
Pelo outro jogo do grupo A, a Tailândia venceu a Sérvia por 3x2 e assumiu a vice-liderança do grupo, um ponto atrás do Brasil que tem três.
Amanhã despertadores a postos, pois Fe Garay e o Brasil entram em quadra as 4:00h da manhã para enfrentar a Sérvia, com transmissão da Band e do Sportv.