A seleção brasileira disputou neste fim de semana a segunda etapa do Grand Prix, na cidade de São Paulo.
Foram três jogos diante da torcida verde amarela que lotou o ginásio do Ibirapuera e foi o sexto jogador em quadra, com direito à Hino Nacional à Capela e muito barulho para empurrar a seleção.
Na sexta-feira as anfitriãs encararam a Bélgica que faz nesta temporada sua estréia na elite do Grand Prix. As estreantes começaram assustando, abrindo 4x0 com boa combinação de saque e bloqueio. A equipe brasileira demorou a se encontrar em quadra e as Belgas foram para o primeiro tempo técnico a frente do placar em 8x4. O Brasil voltou melhor e aos poucos foi buscando a diferença para fechar a segunda parcial a frente em 16 x 14. As belgas ainda marcaram mais três vezes, mas viram o Brasil fechar o set em 25x17.
Após
o inicio sonolento o Brasil não deu mais chances para a Belgica e
venceu os sets seguintes em 25x16 e 25x14, fechando a partida em 3
sets à 0, em 1h e 27min.
No segundo confronto as brasileiras receberam a Tailândia e desta vez não tiveram vida fácil. As Tailandesas vieram dispostas a recuperar os três pontos perdidos para o Brasil na primeira etapa do Grand Prix.
O
primeiro set foi de muito equilíbrio, com as duas equipes se
alternando na frente do placar. O Brasil liderava 24 x 23 quando
Carol foi para o saque e com um belo ace encerrou o primeiro set em
25x23. No segundo set começou no mesmo tom do anterior, as duas
equipes se alternando no placar. A Tailândia tomou a frente após o
primeiro tempo técnico e não deu chances para o Brasil, fechando o set
em 25x20. Após o susto as brasileiras voltaram mais concentradas e
não tiveram dificuldades para fechar os dois sets seguintes em 25x14
e 25x19, e a partida em 3 sets à 1, em 1h e 57min.
No último confronto da fase, as brasileiras enfrentaram a boa equipe alemã e, apesar dos 3 sets à 0, tiveram que suar a camisa para conquistar os três pontos. O jogo foi muito equilibrado, as equipes empataram em pontos de ataque (38) e em defesas (44), mas nos bloqueios (15-12) e pontos cedidos por erros (16-22) o Brasil foi melhor, superando as alemãs em 26x24, 25x22 e 26x24, para o delírio da torcida verde amarela.
Com os resultados o Brasil está classificado para as finais do Grand Prix que serão disputadas nos Estados Unidos.
Ainda no domingo a seleção brasileira se dividiu em dois grupos, o primeiro que conta com as atletas Adenízia, Ana Tiemi, Angélica Maliverno, Barbara, Camila Brait, Fe Garay, Jaqueline, Joyce Gomes, Macris, Mari Paraíba, Michelle Pavão, Rosamaria e o técnico José Roberto Guimarães, segue com destino a Toronto para a disputa dos Jogos Panamericanos. O segundo, que será comandado pelo auxiliar técnico Paulo Côco, segue na disputa do Grand Prix e conta com as atletas Carol, Dani Lins, Ellen Braga, Gabi, Ivna, Jucielly, Léia, Mara Leão, Mayhara, Monique Pavão, Natália, Roberta, Suelle e Sassá.