O Brasil foi protagonista de uma virada espetacular na noite de ontem e está na final dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.
Após estar atrás do marcador por dois sets a zero, a equipe verde e amarela, liderada por Fe Garay com 28 pontos, derrotou Porto Rico no tie-break e está na final dos jogos Pan-Americanos.
As comandadas do técnico José Roberto Guimarães iniciaram a partida inseguras no passe e no ataque ao mesmo tempo que não encontravam solução para o ataque porto-riquenho. As caribenhas não erravam e chegaram a abrir sete pontos de vantagem 17x10. Com uma boa passagem de Michelle pelo saque, as brasileiras encostaram no placar 21x17, mas as dificuldades no ataque e na defesa fizeram com que as brasileiras vissem as adversárias fecharem o set em 25x18.
No novo set, o Brasil voltou melhor e chegou a abrir três pontos de frente 13x10, mas viu as porto-riquenhas empatarem o set em 18x18 para em seguida abrirem 22x20. As brasileiras buscaram o placar e empataram em 24x24, mas o esforço não foi suficiente para conter as caribenhas que fecharam o set em 26x24.
Sinal de alerta ligado, as porto-riquenhas precisavam de apenas um set para conquistar a vaga na final. A torcida brasileira no Exhibition Centre estava apreensiva, mas não deixou de apoiar a seleção, que não decepcionou.
Determinadas a virar o jogo, as brasileiras voltaram melhor para o terceiro set e logo abriram 5x1. Mas, a medida que o Brasil se distanciava no placar, as caribenhas voltavam a encostar e chegaram ao empate em 14x14. O Brasil voltou a construir uma vantagem 19x15, porém novamente as porto-riquenhas reagiram, buscaram e encostaram no placar, deixando a final do set emocionante. O Brasil fez 23x22 e, no bloqueio de Bárbara, 24x22. No contra-ataque de Fernanda Garay, 25x22.
No quarto set, o Brasil dominou do inicio ao fim, chegou a estar nove pontos à frente 22x13 e viu com apreensão as porto-riquenhas ensaiarem uma reação, mas no final as brasileiras conseguiram levar o jogo para o tie-break, fechando o set em 25x19.
No do início set decisivo, as porto-riquenhas abriram quatro pontos de vantagem 6x2. Em boa passagem da levantadora Ana Tiemi pelo saque, o Brasil encostou em 6 x 5. Com a ponteira Mariana, tudo igual em 6x6. Na sequência, bloqueio de Joycinha e o placar foi para 8x6 a favor da seleção brasileira. O Brasil fez 11x8 e, no ace de Macris, chegou a 13x9. No final, com ponto de bloqueio, o time verde e amarelo fez 15x11.
Fe Garay, com 28 pontos foi a maior pontuadora da partida, seguida por Rosamaria com 17 e Adenísia com 14.
No lado de Porto Rico, Karina Ocasio anotou 25 pontos, seguida por Aurea Cruz com 23 e Stephany Enright com 15.
O Brasil volta a quadra para a grande final contra as americanas no próximo sábado, às 21:30 horário de Brasília.